📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como limpar azulejos do WC

A limpeza dos azulejos no wc é essencial em qualquer casa, tanto para o bom ambiente da casa de banho, como para evitar o acumular de humidade que cria mofo/bolor.
Como limpar azulejos do wc

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

O revestimento cerâmico é super comum nas casas portuguesas (e por todo o globo) tanto no interior, como no exterior. 

O interior da casa de banho revestido a azulejo é comum pela natureza deste material, que é de excelente durabilidade, isolamento e manutenção. No que toca à manutenção, a limpeza do azulejo do WC é parte dela, e deve ser feita regularmente. 

Para além da eliminação de germes, contribuindo para um WC mais limpo e higiénico, a limpeza do azulejo sujo no WC torna a casa de banho um local mais agradável.

A frequência da limpeza do azulejo de WC deve ser calculada conforme a quantidade de uso do mesmo. Com maior a frequência do uso, maior deve ser a frequência da limpeza. Uma vez por semana é o mais normal, juntando esta tarefa à limpeza da casa de banho.

Produtos para limpar azulejos

Existem diferentes ofertas no supermercado, mas a limpeza do azulejo de WC pode ser feita com vinagre branco. Este ingrediente de limpeza é muito versátil na casa, como sabemos. E uma das suas aplicações é como produto para limpar azulejos de WC.

Limpar azulejo de WC com vinagre branco

Como a limpeza dos azulejos deve ser feita com alguma regularidade, usar um produto natural de limpeza (como o vinagre branco) é ótimo para evitar um desgaste mais rápido que poderia resultar do uso de produtos com químicos fortes e solventes.

Passo a passo para limpar os azulejos da casa de banho com vinagre branco:

  1. Cria uma mistura de 50:50 vinagre branco e água (uma parte vinagre, outra parte igual água) num borrifador
  2. Borrifa diretamente na superfície do azulejo.3
  3. Limpa com um pano microfibras limpo. Usa movimentos circulares. Este passo final ajudará no brilho do azulejo e a remover mancha de água.

Esta solução também é excelente para limpar vidros. Assim, consegues limpar os azulejos e os espelhos/vidros da casa de banho com apenas uma passagem. Rápido e fácil!

Passar um pano microfibras no final é boa ideia, tanto no azulejo do WC como nos vidros, pois irá evitar as marcas/manchas de água (neste caso, da mistura vinagre branco/água) que poderão ficar como é natural após o uso de qualquer produto de limpeza à base de água.

Para azulejo de WC com acabamento brilhante, o processo é igual. Se não usares esta mistura, usa um produto que não seja abrasivo. 

Sabe mais: O que são produtos abrasivos?

ANÚNCIO

Limpar azulejo de WC com textura

Se a tua casa de banho estiver revestida com azulejo com textura, usa uma escova de dentes antiga (desinfetada e limpa) para chegares aos detalhes todos do azulejo. Para o azulejo com textura, a pasta de bicarbonato de sódio é ótima para chegar aos pormenores do azulejo. 

Pasta de limpeza com bicarbonato de sódio

Para fazeres esta pasta em casa, mistura:

  • 700ml de bicarbonato de sódio
  • 230ml de água

Esta mistura também é excelente para limpar as juntas do azulejo na casa de banho.

Como deixar os azulejos do WC a brilhar?

Para além das propriedades de limpeza do vinagre branco, ele também vai deixar os teus azulejos com brilho. Portanto, ao usares a nossa receita de limpeza com vinagre, e passando um pano limpo no fim, fazendo movimento circulares, vais deixar os teus azulejos do WC a brilhar.

A limpeza da casa de banho

Como local tão frequentado da nossa casa, a casa de banho merece uma atenção especial no momento da limpeza. Ela é parte do nosso dia a dia, o sítio onde passamos momentos de relaxamento e onde nos preparamos para o dia, bem como onde terminamos o dia. Por isso, a casa de banho é uma divisão da casa muito presente nas nossas vidas e limpar a casa de banho uma tarefa importante.

Limpar os azulejos do teu WC é apenas uma das tarefas que tens na lista completa de tarefas domésticas e deve ser vista como uma tarefa importante. Ela, no fundo, é muito simples e, vá, até nem é das mais trabalhosas! Embora simples, ela é uma tarefa fundamental, pois irá ser fantástica na prevenção de mofo na casa de banho, que sabemos que é um problema que, se não for prevenido, irá acontecer de certeza.

Esperamos que este artigo te tenha ajudado a perceber bem como limpar os azulejos da casa de banho. Conta sempre connosco para te ajudar a cuidar da tua casa!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS