Limpa a casa facilmente com estas dicas práticas

Chegou a altura de limpar a casa. Por onde começar? Que produtos devo usar? Neste artigo vemos um método simples que te vai facilitar a vida.
Limpar a casa de forma fácil com um método simples

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Limpar a casa é uma daquelas tarefas que não conseguimos evitar (nem devemos querer evitar) na gestão doméstica. Mais do que qualquer outra tarefa, ela vai-te permitir manter a casa habitável e higiénica. Isto é importante para a saúde da tua família, para a tua saúde, e para manter este espaço que nos é tão querido, pronto para criar as memórias e laços que tanto queremos, com quem mais gostamos.

Uma casa limpa é uma mente organizada, e as vantagens para a saúde mental e física são palpáveis. Tendo em conta esta importância, vejamos então este método que te trará organização e simplicidade no momento de limpar a casa.

Vamos rever alguns pontos importantes neste artigo. Como a começar é pelo início, vejamos por onde deves começar a limpar a casa.

Por onde devo começar a limpar a casa?

Sentes dificuldade em saber por onde começar a limpar a casa? Será que a ordem pela qual limpas as divisórias da casa realmente interessa? A resposta é sim. Interessa. Isto porque a ordem que usas é relevante para a rapidez com que consegues terminar a tarefa (sem prejudicar a eficácia!).

Se não limpas a tua casa há algum tempo, então qualquer limpeza irá certamente ajudar. Mas se limpas a casa regularmente, e queres poupar tempo, existe uma maneira mais eficaz de o fazer.

Deves começar a limpar a casa dando início às tarefas que podem seguir sozinhas enquanto fazes outras coisas. Falamos de tarefas como colocar a correr a máquina da lavar loiça, aplicar os produtos que necessitam de tempo a atuar (por exemplo, limpeza do forno), correr um ciclo na máquina de lavar roupa ou aplicar os produtos de limpeza da casa de banho.

Todas estas coisas automáticas e que necessitam de tempo para atuar podem ser colocadas em andamento, enquanto poupas tempo para adiantar outras tarefas.

Cria um plano semanal de limpeza

Manter um calendário de limpeza é uma maneira fantástica de garantires que te recordas de todas as sub-tarefas e coisas que tens que fazer/limpar durante esta tarefa principal de limpar a casa. Como vimos, a organização é chave. Esta é uma boa maneira de te organizares.

Tal como te mostramos no calendário de limpeza mensal, podes usar o mesmo modelo e aplicar às tarefas que queres cumprir na semana. Uma boa maneira é deixar num papel (ou telemóvel) uma lista para que não te esqueças de tudo o que queres limpar na casa naquela semana.

O “segredo” é planear

Por vezes, temos tendência a procrastinar o início de uma tarefa porque ficamos sem saber por onde começar, ou sentimos que a tarefa é demasiado complexa para a executarmos. Tudo isto pode ser resolvido com um simples planeamento do que tens que fazer e é aqui que queremos ajudar-te. Vejamos um simples passo a passo para limpar a tua casa sem que te sintas sobrecarregado ou confuso. Isto vai ajudar-te a seguir um plano e a executar a tarefa de forma simples e fácil.

Cria um plano de limpeza da casa que resulte para ti

Mais importante do que um guia standard é, com algum tempo, saberes otimizar a maneira como limpas e conseguires criar o teu próprio plano. Aquele que vai resultar para ti e para a maneira como gostas de fazer as coisas.

No entanto, para te ajudar a começar (se esta é a tua primeira vez, ou das primeiras), damos-te algumas dicas orientadoras.

Homem a limpar a parte exterior da sua casa
Planear a limpeza da casa é uma maneira de garantir que esta tarefa se torna mais organizada e, por consequência, mais fácil de concretizar.

Dicas passo a passo para limpar a casa

Começa pelas tarefas que requerem deixar produtos atuar, ou coisas que continuam automaticamente

Podes começar por colocar a loiça na máquina e correr um ciclo na máquina de lavar loiça, aplicar o produto de limpeza do forno, correr um ciclo na máquina de lavar roupa, ou aplicar o produto de limpeza na sanita – tarefas deste género. Se tiveres um robot para varrer o chão, liga-o para que ele faça esta tarefa. Assim, no último passo (limpar os chãos) já podes passar a esfregona.

Todas estas tarefas ajudarão a tornar as coisas mais fáceis quando fores limpar cada divisão em questão, ou terminam-se sozinhas durante o tempo em que fazes o resto.

Limpa de cima para baixo

Não há nada pior do que limpar algo e depois ter que limpar novamente. Quando limpas o pó da casa, a poeira irá cair e ficar nas mesas, cabeceiras, chão. Se fizeres isto no fim, vais dar por ti a ter que limpar novamente estas superfícies. Portanto, a melhor opção é que esta seja uma das primeiras tarefas, e quando fores limpar estes sítios, já te livrares de algum pó que tenha caído onde não deve.

Se a tua casa tem vários pisos, começa pelos pisos de cima também. Será mais fácil transportar tudo o que precisas para limpar, escadas acima, (esfregonas, baldes, aspirador, outros) logo no início, do que no fim quando já estiveres a ficar mais cansado.

Primeiro arruma, depois limpa

Como diz a mestre de organização da casa Marie Kondo “tudo tem a sua casa”. Se tudo na tua casa tiver um espaço que lhe pertence, onde fica arrumado, vai ser muito mais fácil nesta altura de arrumar. E sim, esta tarefa de arrumação é algo que deves fazer antes de limpar.

Arrumar antes de limpar, vai-te permitir deixar tudo com espaço para passares esfregonas, aspiradores, remover o pó, etc – tudo coisas que se tornam difíceis com objetos pelo meio, fora do sítio – ou mais difícil ainda, ter que os arrumar à medida que vais limpando. Ter que arrumar enquanto limpas torna a tarefa mais difícil e confusa, o que causa mais desgaste.

Arruma tudo, e depois limpa. É mais simples e organizado.

Limpa a casa de banho e a cozinha

Depois de aplicares os produtos, colocares as máquinas a correr, arrumares tudo e limpares o pó, limpa a casa de banho e limpa a cozinha. Estas são as divisórias da casa que demorarão mais tempo a limpar, por norma.

Por esta altura os produtos de limpeza que aplicaste já fizeram efeito e poderás começar a limpar sem ter que estar à espera. Será, em princípio, mais fácil esfregar e remover.

Os chãos são a última coisa a limpar

Provavelmente a parte mais simples e fácil. Daí ser o último passo. Deixar o mais simples para o fim vai permitir que não faças tarefas muito pesadas quando já estás mais cansado.

Para além de que seguindo o princípio de cima para baixo, os chãos serão sempre a última coisa.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS