Desentupir ralo do duche: 5 métodos eficazes

Neste artigo vemos 5 métodos fáceis para desentupir o ralo do duche com eficácia sempre que este problema acontece na tua casa.
Como desentupir o ralo do duche de forma fácil

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Como a maioria dos entupimentos no ralo do duche acontece por coisas simples, não faz sentido chamar um profissional de cada vez que aconteça. Por isso, desentupir o ralo do duche é algo que todos devemos saber fazer em nossa casa. Existem vários métodos e neste artigo vamos ver alguns que te serão úteis quando este problema acontecer.

Antes de vermos alguns métodos, vejamos algumas causas para o entupimento do ralo do duche.

O que faz o ralo do duche entupir?

A melhor solução é a prevenção e com algum cuidado podemos facilmente evitar entupimentos no ralo do duche.

  • Cabelo. A acumulação de cabelos, que naturalmente caem durante o banho, cria obstruções nos canos, principalmente quando misturados com outra sujidade. Para evitar que os cabelos vão pelo cano abaixo, existem pequenos acessórios que se colocam à entrada do ralo para apanhar os cabelos. Depois, basta regularmente limpar os cabelos do acessório.
  • Sujidade. Se a sujidade não conseguir descer pelo cano abaixo, ela fica acumulada nas paredes dos tubos de canalização, criando entupimentos. Um desentupidor de mola, ou tradicional, é uma boa ferramenta para esta situação. Também podes usar um produto químico para dissolver esta sujeira.
  • Acumulação de minerais. Se por algum motivo tens hábito de deitar pequenas sujidades pelo cano da banheira ou duche, isto pode causar entupimentos, através da acumulação desta sujidade nos canos.
  • Sabonete. A gordura do sabonete, em conjunto com os minerais em cima mencionados, podem formar acumulações no cano que o entopem.

Exemplo de um cano entupido

Exemplo de um cano de duche entupido
Exemplo de entupimento em cano. A acumulação de cabelos e outra sujidade impede o normal fluxo da água.

5 métodos para desentupir o ralo do duche

Desentupir ralo do duche com a mão

1 | Usar a mão

Por vezes o entupimento não é grave, sendo que usar a mão é suficiente para resolver. Com a palma da mão (ou do pé) cria um vácuo na entrada do ralo, e pressiona para cima e para baixo – muito como usarias um desentupidor de borracha, mas sem usar a ferramenta. O princípio de funcionamento é o mesmo, usando a pressão do vácuo para desentupir o ralo do duche.

Desentupir ralo do duche com água a ferver

2 | Água a ferver

Também uma boa técnica para a cozinha, ou outro cano entupido, a água a ferver poderá ajudar a dissolver a sujidade e gordura que está a causar o entupimento. Podes fazê-lo quando o entupimento acontece, ou ganhar o hábito de despejar água a ferver pelo ralo, por exemplo, de duas em duas semanas.

Desentupir ralo do duche com um desentupidor tradicional de borracha

3 | Desentupidor tradicional

Um clássico que tinha de ser mencionado, o desentupidor tradicional é a ferramenta adequada para quando o ralo do duche entope. Coloca a parte de borracha sobre o ralo, até criar vácuo, depois move o cabo para cima e para baixo, com algum vigor. A pressão do vácuo irá remover a sujidade acumulada que está a criar o entupimento.

Desentupir ralo do duche com bicarbonato de sódio e vinagre

4 | Bicarbonato de sódio e vinagre

Uma boa técnica para entupimentos menos graves, a reação causada pela mistura do bicarbonato de sódio e do vinagre consegue desentupir o ralo do duche. Basta despejar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio no ralo, e depois adicionar vinagre. Vais ver acontecer uma reação com bolhas, onde o efeito irá desprender e dissolver a sujidade que causa o entupimento. Deixa atuar durante uma horas ou duas e depois despeja água a ferver em cima.

O vinagre pode ser vinagre branco ou vinagre de limpeza.

Desentupir ralo do duche com um produto químico

5 | Produto químico

Existem várias opções para escolha nas superfícies comerciais, cujo objetivo é desentupir os canos. Estes produtos químicos são mais fortes e deves ter cuidado com a frequência de uso dos mesmos. Se o entupimento for mais grave, podes usar um destes produtos para resolver o entupimento no ralo do duche. No entanto, tem cuidado com a frequência de uso, pois, dependendo do tipo de canos que tens, um uso excessivo pode danificar os canos (e sabemos bem que problemas com água e canos são DO PIOR que há numa casa).

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS