Vinagre na limpeza doméstica: o que precisas saber

Tens questões sobre o uso de vinagre para limpeza? Estás no sítio certo. Neste artigo vamos dar o nosso melhor para te explicar tudo o que precisas saber para usar vinagre na limpeza doméstica. De receitas a como usar, tentamos passar-te o máximo que sabemos.
Tudo o que precisas saber sobre vinagre branco na limpeza doméstico. Como usar vinagre branco para limpeza doméstica.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

No que toca à limpeza natural e sustentável, o vinagre é um ingrediente fundamental em muitas receitas amigas do ambiente. Existem algumas questões a considerar para que o vinagre seja utilizado de forma eficaz na limpeza, e neste artigo vamos olhar para algumas destas questões.

Comecemos pela questão que mais nos colocam.

O vinagre branco é o mesmo que o vinagre de limpeza?

Embora em tudo semelhantes, a principal diferença é que o vinagre branco pode ser consumido enquanto produto alimentar, e o vinagre de limpeza não. Isto deve-se, em grande parte, à sua acidez (sendo o nível de acidez do vinagre de limpeza mais alto, cerca de 8%, enquanto que o vinagre branco fica entre os 3-5%). 

O vinagre de limpeza é uma variação do vinagre branco, destinada apenas a este fim (limpeza), que surgiu porque o vinagre branco era muito usado para limpeza doméstica (justificando assim um produto próprio), segmentado para esse mercado.

Deduz-se assim que, para fins de limpeza doméstica, podes usar tanto vinagre branco como vinagre de limpeza.

Como é feito o vinagre?

O vinagre é tipicamente feito através de um processo de duas etapas. Estas duas etapas consistem na fermentação de carboidratos para álcool. A partir do álcool, é então fermentado em ácido acético. 

Por outras palavras, o açúcar é convertido em álcool, ao qual se adiciona água e depois se fermenta em vinagre. O carboidrato usado no caso do vinagre branco pode ser milho, arroz ou açúcar.

Em suma, o vinagre é composto de ácido acético aguado e pequenas quantidades de vitaminas e minerais. Não existem nenhuns ingredientes “maléficos” presentes, sendo assim um produto bastante natural.

Características do vinagre branco e vinagre de limpeza

Podemos considerar o vinagre um produto de limpeza tão natural quanto possível, possuindo assim as qualidades necessárias para o tornar num:

  • Biodegradável
  • Vegan
  • Hipoalergénico
  • Não-tóxico

ANÚNCIO

O vinagre é um ingrediente versátil e eficaz na limpeza doméstica. Usar o vinagre para limpeza doméstica.
O vinagre é um ingrediente versátil e eficaz na limpeza doméstica.

O que posso limpar com vinagre branco?

Com o vinagre branco é possível executar muitas tarefas na limpeza doméstica. Isto significa que ele é bom para lidar com gorduras, fuligem e sujidades com facilidade. Pode ser usado nas mais variadas situações na cozinha, quarto de banho, bem como outros áreas gerais da casa, e até mesmo no jardim.

O vinagre branco também funciona como um desinfetante e é forte o suficiente para matar germes comuns como E. Coli e salmonela.

No entanto, como o seu uso é principalmente de limpeza, e não como desinfetante, se pretendes limpar coisas como locais onde tiveste carne crua pousada, o vinagre funciona melhor misturado com um desinfetante que sirva esse propósito apenas.

O vinagre também pode ser usado na lavandaria. Existe quem o use para deixar a roupa mais macia, e também para limpar a máquina de lavar roupa. Também é usado em várias soluções para remover nódoas.

Também pode ser usado para limpar vidros. É especialmente bom para a remoção de depósitos minerais nos vidros (que se formam, por exemplo, nos chuveiros).

Posso limpar o chão com vinagre e detergente?

Em princípio não haverá problema em usares uma receita que inclua o vinagre branco para limpar o chão da cozinha – mas atenção – desde que o chão não seja feito de nenhum dos materiais que listamos em baixo, na questão onde falamos sobre onde não usar o vinagre branco.

Posso usar o vinagre na roupa?

O vinagre (branco/limpeza) pode ser usado para remover manchas de suor.

Como mencionamos em cima, o vinagre branco pode ser usado na roupa para remover nódoas.

A pasta de limpeza composta de vinagre branco e bicarbonato de sódio é uma mistura de limpeza comum para remoção de manchas de suor. Explicando rapidamente, basta aplicar na área manchada, deixar atuar cerca de 15 minutos, finalizando a lavagem com sabão neutro e enxaguando com água.

ANÚNCIO

Onde não deves usar o vinagre branco

Infografia - superfícies onde não deves usar o vinagre branco para limpeza. Pedra natural, granito, mármore, quartz, pinturas metálicas e similares a estes.

É importante lembrarmo-nos que o vinagre é acídico, excluindo assim o seu uso em algumas superfícies.

Não uses o vinagre branco nas seguintes superfícies:

  • Pedra natural
  • Granito
  • Mármore
  • Quartz
  • Pinturas metálicas
  • Similares

O vinagre pode ser corrosivo nestes materiais, deixando assim marcas na superfície.

Posso usar o vinagre branco para limpar o carro?

Por ser corrosivo em pinturas metálicas não deves usar o vinagre branco para limpar o carro.

Em especial em carros com pinturas escuras e acabamentos metálicos.

De forma geral é sempre boa ideia manter ingredientes acídicos longe dos carros.

Não mistures o vinagre branco com estes ingredientes

Ao usar o vinagre branco para limpeza doméstica, não o deves misturar com os seguintes ingredientes:

BóraxA mistura destes ingredientes anula-se, fazendo com que tanto o bórax como o vinagre branco percam as suas propriedades de limpeza. O resultado é uma mistura sem efeito de limpeza.
Bicarbonato de sódioA mistura destes ingredientes anula-se, fazendo com que tanto o bicarbonato de sódio como o vinagre branco percam as suas propriedades de limpeza. O resultado é uma mistura sem efeito de limpeza.
Carbonato de sódioTal como referido em cima, esta mistura anula-se, fazendo com que o efeito dos dois ingredientes desapareça.
LixíviaA mistura de vinagre branco e lixívia liberta gases tóxicos que prejudicam a respiração. Causará olhos, nariz e garganta irritados e tosse.
Água oxigenada (Peróxido de hidrogénio)O ácido formado por esta mistura é altamente perigoso para a saúde. Não mistures água oxigenada com vinagre branco.
Sabonete líquido castelaA mistura com vinagre branco irá estragar o sabonete líquido, neutralizando o seu efeito. Se pretendes misturar vinagre branco usa detergente em vez de sabonete líquido.

Vinagre: um excelente ingrediente de limpeza

Pela sua diversidade de usos e eficácia na limpeza, o vinagre é um excelente aliado na limpeza doméstica. Ele não só é amigo do ambiente como será também amigo da carteira. O seu uso nas mais diversas tarefas domésticas do dia a dia, faz com que poupes dinheiro em cada uma delas, todos os dias – enquanto garantes que a tua casa se mantém limpa e fresca.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS