📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como remover nódoas de banana

Aprende a remover nódoas de banana da roupa com bicarbonato de sódio ou líquido lava-loiça.
Remover nódoas de banana na roupa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.

A banana é um alimento muito comum e presente nas nossas mesas, virtualmente todos os dias. Para além dos benefícios nutricionais, o seu sabor é indispensável para muitas pessoas que fazem dela uma das suas frutas favoritas. Mas toda esta presença faz com que seja, naturalmente, muito comum manchar as roupas com banana, seja enquanto comemos a fruta, ou preparamos este alimento para compôr uma qualquer receita.

Com isto em mente, preparamos este artigo que te vai ajudar a remover nódoas de banana – tanto da roupa como dos estofos. Os métodos que te apresentamos usam ingredientes muito comuns, que não serão difíceis de arranjar. Alguns até já terás em casa!

Em alguns casos talvez consigas remover a nódoa apenas com a lavagem. Mas como uma nódoa depois de lavada é bastante mais difícil de sair, um pré-tratamento da nódoa (ou, idealmente, a sua remoção completa antes da lavagem) é recomendado. Assim garantes uma maior longevidade da tua roupa, preservando a sua qualidade e estética.

Remover nódoas de banana da roupa

Temos falado várias vezes do bicarbonato de sódio, e para quem está habituado a soluções de limpeza caseiras, certamente conhece bem este ingrediente fantástico nas limpezas. Pois bem! É altura de o mencionar novamente. Neste primeiro método para a remoção de nódoas de banana da roupa, vemos como usar o bicarbonato de sódio misturado com água para remover nódoa de banana da roupa.

Remover nódoas de banana com bicarbonato de sódio

O que vais precisar:

  • Bicarbonato de sódio
  • Água

Passo a passo:

  • Mistura bicarbonato de sódio com água, até formar uma pasta cremosa, com alguma consistência.
  • Aplica a mistura diretamente na nódoa, e deixa secar. Podes deixar secar ao sol para ser mais rápido (cuidado para não desbotar).
  • Quando a peça estiver seca, se a nódoa persistir, repete o processo.

Este método é um pouco trabalhoso, mas garante que a nódoa ficará removida. No final, lava a peça como normal.

Remover nódoas de banana com lava-loiça e vinagre

O que vais precisar:

  • Líquido lava-loiça
  • Vinagre branco (ou vinagre de limpeza)
  • Álcool
  • Tira-nódoas

Passo a passo:

  1. Prepara uma mistura de um litro de água morna, com 1/2 colher de chá de líquido lava-loiça e uma colher de sopa de vinagre branco. Deixa a nódoa de molho na mistura durante 15 minutos.
  2. Do centro para fora da nódoa, aplica álcool com um esponja limpa, usando movimentos leves e lineares.
  3. Mistura um litro de água com uma colher de sopa de tira-nódoas (em pó). Deixa a peça com nódoa de molho na mistura durante 30 minutos.
Uma mistura de bicarbonato de sódio com água aplicada sobre a nódoa ajudará a remover a mancha.
As tuas peças de roupa favoritas podem ser salvas ao usares um destes métodos para remover nódoas de banana.

Remover nódoas de banana dos estofos

O que vais precisar:

  • Líquido lava-loiça
  • Pano branco limpo

Passo a passo:

  1. Mistura uma colher de sopa de líquido lava-loiça com 500ml de água.
  2. Aplica a mistura na nódoa de banana, usando um pano branco limpo.
  3. Absorve (sem esfregar) até a mistura ser absorvida.
  4. Repete os passos 2 e 3 até a nódoa desaparecer.
  5. Para remover a mistura, passa água e seca absorvendo (sem esfregar).

Atenta às peças pretas

As peças de roupa pretas são mais dadas ao desbotamento, por isso tem cuidado no tratamento de nódoas de banana nestas peças, pois ele poderá acontecer. Neste caso, podes ponderar usar um tira-nódoas específico para peças escuras, testando e vendo se ele funciona bem para remover a nódoa na tua peça de roupa. Ao usar uma solução caseira, testa num local discreto.

Fácil e descomplicado

A remoção de nódoas de banana dos tecidos não é um processo complicado e, por norma, não irás sentir grande dificuldade em limpar estas nódoas da roupa. Vais, certamente, conseguir salvar as tuas peças preferidas e deixá-las como novas.

Uma limpeza sustentável

É possível tirar as nódoas de banana da roupa usando ingredientes de limpeza caseiros, como o bicarbonato de sódio. Estes ingredientes naturais de limpeza poupam muito dinheiro na carteira ao final do mês. Mais do que isso, são excelentes aliados na limpeza sustentável. É sempre bom darmos passos no sentido de tornarmos as nossas casas lugares mais amigos do planeta 😃

O mundo da remoção de nódoas

Como temos visto através do nosso guia completo para remoção de nódoas, o mundo da remoção de nódoas está repleto de excelentes truques para que nenhuma nódoa, seja ela de que tipo for, arruíne os tecidos onde cai. Assim, esperamos que as nossas dicas te estejam a ajudar a salvar as tuas peças de roupa e tecidos de casa. Lembra-te de que podes sempre recorrer a ajuda profissional para remover nódoas particularmente difíceis. Mas com estes truques e dicas, esperamos que consigas salvar as tuas peças sem gastar demasiado dinheiro.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS