📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como remover nódoas de protetor solar (à base de óleo)

O Verão está a caminho e com ele o uso do protetor solar. Neste artigo completo vemos como tirar nódoas de protetor solar da roupa e tecidos.
Como remover nódoas de protetor solar da roupa e tecidos. Método fácil e eficaz.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.
⚠️ Certifica-te sempre que os produtos recomendados podem ser usados no tecido de onde pretendes remover a nódoa. Em caso de dúvida, testa num local discreto/consulta a etiqueta.

O Verão está a chegar e com ele a necessidade de proteger a nossa pele do sol quente e forte, tão típico desta estação. A melhor forma de proteger a pele é aplicar protetor solar regularmente, em especial nas horas de maior exposição solar.

Com este uso regular, é inevitável que o protetor solar acabe por cair na roupa ou outros tecidos, e deixarem uma pequena nódoa. As nódoas de protetor solar são nódoas à base de óleo e removê-las é simples, seguindo os seguintes passos em baixo indicados.

Passo a passo para remover nódoas de protetor solar.

O que vais precisar:

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Vejamos então alguns passos simples que podes tomar para remover a nódoa de protetor solar da roupa da roupa.

  1. Remove o excesso de protetor solar da roupa. Podes usar uma toalhita de papel para remover o excesso. Tens é que evitar esfregar. Se esfregares o excesso, vais espalhar ainda mais o protetor pela roupa, causando uma nódoa ainda maior;
  2. Usa detergente líquido, e aplica-o sobre a nódoa. Deixa atuar durante cerca de 5-10 minutos antes de passares ao passo seguinte;
  3. Com um pano branco limpo, esfrega gentilmente a nódoa. Se sentires dificuldade na remoção, aplica uma mistura de água e vinagre branco para ajudar a soltar a nódoa. Depois, esfrega novamente, com calma;
  4. Lava a roupa na máquina num ciclo normal de água quente. A água quente irá ajudar a soltar a nódoa da roupa/tecido;
  5. Antes de deixares secar, confere se a nódoa foi removida. Lembra-te que nódoas secas são quase impossíveis de remover. Se a nódoa não tiver sido removida, então repete este processo a partir do passo 2.

Se a nódoa de protetor solar se revelar especialmente difícil de remover, podes experimentar os passos em baixo para melhores resultados. Lê com atenção e verifica se a roupa/tecido em questão suporta o método explicado.

Remove nódoas de protetor solar usando detergente líquido ou líquido lava-loiça. Também podes usar água e vinagre branco para ajudar a soltar a nódoa.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

A nódoa de protetor solar está a ser difícil de remover

Se os passos em cima não resultarem e a nódoa se revelar difícil de remover, experimenta o seguinte método em baixo explicado.

O que vais precisar:

Download "Guia completo para remover nódoas"

Passo a passo:

  1. Aplica o tira nódoas na nódoa em questão. Aguarda durante cerca de 1 minuto para que o tira nódoas possa penetrar o tecido e atuar eficazmente. Se a nódoa persistir, aplica detergente líquido. Esfrega com calma, em círculos, para evitar espalhar a nódoa, se esta for muito recente. Lava de imediato num ciclo de máquina o mais quente possível para o tecido em questão.
  2. Usa lixívia tradicional, caso seja seguro para o tecido. Caso a nódoa persista, verifica se o uso de lixívia é seguro no tecido com a nódoa. Se sim, deixa-o de molho/lava-o com lixívia tradicional. Verifica a etiqueta para perceberes se podes aplicar a lixívia no tecido. Lembra-te que a lixívia estraga a cor da tua peça caso a apliques numa peça que não seja recomendável.

Se a nódoa persistir mesmo com o uso de lixívia (nos tecidos em que seja segura), adiciona o seguinte passo:

  • Aplica solvente de limpeza a seco na parte de trás da nódoa, por cima de papel absorvente. Deixa secar e enxagua. Depois, procede conforme os passos indicados em cima.

Esperamos que estas dicas te ajudem a remover as nódoas de protetor solar das peças de roupa ou outros tecidos. Lembra-te de ter sempre atenção à segurança do tecido que estás a lavar e de verificar com calma se os produtos e métodos recomendados se aplicam ao tecido em questão.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS