📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Preparar a casa para o verão: dicas úteis!

Diversão, calor e boa disposição. O Verão é a estação preferida de muitas pessoas. E por boa razão! Mas para um Verão perfeito, só mesmo com uma casa perfeita. É para isso que aqui estamos! Vamos ajudar-te a preparar a tua casa para o verão, da melhor maneira.
Prepara a tua casa para o Verão

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

O verão é aquela altura mágica, onde o bom tempo chega e as praias e esplanadas se enchem. Com ele vem a boa disposição e o bom humor, e isto faz do verão a estação preferida de muitas pessoas. Preparar a casa para o verão é mais uma das particularidades desta estação!

Dias mais compridos e tantos convívios com amigos e família. E muitos deles, na nossa casa! Assim, quando o verão chega, chega também a necessidade da nossa casa se adaptar a esta estação. 

Existem várias coisas a ter em conta com a casa nesta altura do ano. Entre elas estão, por exemplo, a necessidade de uma casa mais fresca e uma ronda de limpezas/preparações sazonais.

Vamos começar por analisar algumas coisas que podes fazer para preparar a tua casa para este verão.

Se tens piscina, está na hora de a preparar

Se tens piscina, esta é a altura certa para a começares a preparar para o verão. A preparação da piscina é mais do que abri-la “para uso”. É teres a certeza que dás os passos corretos de forma a garantir que a saúde dos nadadores, e da piscina em si, se mantém boa.

Consulta este artigo se estás interessado em saber mais sobre como preparar a piscina para o verão.

Prepara os espaços exteriores

O verão é bom tempo, é abertura, é estar cá fora! E a tua casa não será exceção a estas características. Sabemos que as noites em Portugal, principalmente no Norte do país, nem sempre são aquelas noites de verão que desejaríamos… Mas, mesmo assim, temos muitas noites excelentes que merecem ser aproveitadas em casa com os nossos amigos ou a nossa família (ou ambos!)

Visto isto, está na hora então de preparar os espaços exteriores da nossa casa para esta estação. Poderás fazer diferentes coisas consoante a dimensão das tuas varandas, pátios ou terraços. E claro, se o tiveres, do teu jardim.

Começa por fazer uma limpeza geral a estes espaços. Como vais usufruir mais deles agora e como, por norma, acabam por estar mais esquecidos nas estações anteriores, a limpeza é fundamental.

Com os espaços limpos podes aproveitar para colocar umas cadeiras, uma pequena mesa de apoio, sofás e puffs, ou outras zonas de conforto. Existem várias opções de conjuntos de mobiliário de exterior que podes usar para espaços de todos os tamanhos.

Não te esqueças do guarda-sol e, se tiveres espaço, porque não uma pequena zona de piqueniques, ou uma tenda para os mais pequenos? Eles vão adorar!

Existem ideias fantásticas para decorar o espaço exterior.

Preparar a casa para o verão é essencial para uma verão mais confortável. Aqui tens uma visão geral do artigo.

Uma limpeza de verão será bem-vinda

Arrumar a roupa de Inverno

Umas das primeiras coisas que fazemos quando chega o verão, é pegar nas roupas de Inverno, ou até mesmo de meia-estação, e colocá-las num sítio guardadas, porque agora é hora de leveza! Se ainda não organizaste o teu armário, então está na hora de o fazeres. Coloca as roupas de verão nos sítios onde tens a roupa que usas mais frequentemente e guarda as roupas que não irás usar num local mais recatado. Lembra-te de as guardar de maneira a que evite ao máximo a acumulação de mofo.

Virar o colchão

Outra coisa que poderás fazer, se ainda não tiveres feito, é colocar o teu colchão no lado de verão. Nem todos os colchões têm esta “funcionalidade” mas podes confirmar se o teu modelo tem, e assim sabes que o poderás virar. 

Já que irás mexer no colchão, consulta este artigo sobre como limpar o colchão da cama, e aproveita para dar uma limpeza ao colchão.

Preparar a roupa da cama

Os dias já começaram a aquecer há algum tempo, mas todos sabemos que nem sempre nos lembramos de trocar a roupa da cama para um edredon de verão, e até mesmo lençóis mais leves. Se ainda não o fizeste, prepara a tua cama para o verão. 

É fácil esquecermo-nos, no meio da correria diária, mas sabemos bem o quanto o quarto afeta a qualidade do nosso sono, e a roupa da cama é essencial!

O calor dificulta o adormecer e também não permite um sono repousante. Garantires que o quarto está fresco, com a temperatura certa e a roupa da cama adequada (e lavada) vai fazer maravilhas pelo teu sono.

Lidar com a humidade acumulada

É normal que durante o Inverno exista uma maior acumulação de mofo e bolor. Adiciona a tarefa de limpar a humidade à tua lista de tarefas de limpeza de verão. Existem várias técnicas que podes usar que te ajudarão a ver livre da humidade acumulada, deixando a casa super limpa para esta nova estação que se aproxima!

O jardim e a horta vertical

O jardim é um cenário idílico para construíres a tua horta biológica! E as férias de verão podem ser uma excelente altura para começares este projeto. Uma horta feita e cuidada por ti tem muitas vantagens. As duas que se destacam mais são o facto de saberes exatamente de onde vem a tua comida, e a sensação gratificante que é comeres algo 100% biológico e plantado e tratado por ti. Nada melhor!

Na mesma linha de pensamento, preparar o jardim para o verão é uma tarefa que podes fazer. Como vais acabar por passar mais tempo nele, passa uma inspeção pelo teu jardim. 

Coloca algumas questões:

  • Existem vedações partidas ou em mau estado?
  • As luzes estão todas a funcionar?
  • Vale a pena investir numa melhor iluminação noturna?
  • A mobília exterior sofreu algum dano no Outuno/Inverno?
  • Alguma planta/flor danificada? Valerá a pena plantar algumas flores ou plantas sazonais? Talvez uma visita ao horto ajude a responder a esta questão!

Descobre as melhores maneiras de manteres a tua casa fresca durante o verão

Manter a casa fresca, um passo essencial

O calor é excelente – mas nem sempre é bem-vindo. Lidar com aqueles dias altamente abrasadores pode ser complicado. Para evitar isto, temos que arranjar algumas maneiras de manter a casa fresquinha. Este é um passo essencial ao preparares a tua casa para o verão.

Isto pode ser conseguido de várias maneiras. Ar natural e ar “artificial”.

Quando falamos em ar natural, falamos em deixar as janelas entreabertas (sem nunca prejudicar a boa segurança da casa), com os estores a meio, durante o dia. Principalmente para gerar correntes de ar, mas sem prejudicar a luz natural que as tuas plantas (que também contribuem para a frescura da casa!) vão continuar a precisar.

Também existe quem use a técnica de fechar tudo durante o dia. A casa fica assim às escuras e deixas arejar no final do dia, quando chegas do trabalho. Pode ser uma técnica útil para aqueles dias mesmo muito quentes. Mas não te aconselhamos a cortar todos os dias a luz natural da tua casa.

“Ar artificial” são sobretudo ventoinhas e o ar condicionado. Aqui sabes que alguma manutenção vai ser precisa. As ventoinhas precisam de ser limpas. É um bom passo a dar mesmo que as tenhas guardadas devidamente cobertas. No que toca ao ar condicionado, lembra-te de verificar os filtros e de os limpar – portanto, não te esqueças destes passos também.

Temos a certeza que um conjunto destas práticas irão manter a tua casa mais fresca no verão. 

Para finalizar

No fundo, qualquer altura é uma boa altura para pensarmos na manutenção da nossa casa. Mas cada estação pede cuidados em especial. E o verão não é exceção.

Esperamos que estas dicas te ajudem a preparar a casa para o verão. E com uma casa preparada, que tenhas um verão super feliz e divertido – repleto de boas aventuras, tanto no mundo, como em casa 😊

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS