Como limpar o chão com vinagre

Quer estejas a tentar poupar, quer estejas a tentar tornar a tua casa mais amiga do ambiente, usar o vinagre em diferentes tarefas domésticas é garantir que estamos a usar um produto natural e a tornar a nossa casa mais sustentável.
Limpar o chão com vinagre. Chão de azulejo, chão de linóleo e chão de madeira.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Neste artigo vemos como usar vinagre para limpar o chão, bem como onde não o podes usar.

O vinagre funciona bem na limpeza doméstica?

Temos um artigo dedicado a explicar-te em detalhe as maravilhas do vinagre na limpeza doméstica, mas deixamos-te aqui uma explicação rápida.

O vinagre é não-tóxico, amigo do ambiente e da carteira – mas, mais importante, é eficaz. O ácido acético presente no vinagre dá-lhe as propriedades que necessita para esta eficácia na limpeza.

Aliás, o ácido acético é um ingrediente comum em muitos produtos de limpeza que encontras nos supermercados.

O vinagre branco destilado tem um nível de acidez que ronda os 5%, dando-lhe assim o poder de atacar as sujidades mais comuns, tanto gorduras como fuligem. Também o torna ligeiramente desinfetante, mas não recomendamos o uso do vinagre como desinfetante.

O vinagre de sidra de maçã tem uma acidez semelhante ao vinagre branco, portanto poderás usar tanto um como outro na limpeza doméstica. É uma questão de preferência no odor, sendo que também poderás usar óleos essenciais na mistura de limpeza com vinagre, para lhe dar o teu cheiro preferido (depois tens é que ter em atenção onde usas a mistura).

Vinagre balsâmico, de vinho tinto, arroz e outros tipos deves usar apenas para fins culinários. Não uses para limpeza.

Resumindo, para limpeza, o mais comum é usar o vinagre branco e o vinagre de limpeza (tem mesmo este nome).

Usar vinagre para limpar o chão

Vejamos então três tipos comuns de chãos e como usar o vinagre para os limpar.

Nota: antes de limpares o chão, começa por varrer ou aspirar bem, para remover o máximo possível de terra e outros detritos que o chão possa conter.

Azulejo

Cria uma solução de limpeza para chãos de azulejo usando ½ chávena (120ml) de vinagre para cada 3.5 litros de água quente. Dilui bem, pois como o vinagre tem propriedades acídicas e abrasivas, pode ter um efeito forte em alguns materiais – e o azulejo é um deles.

Passa a esfregona o menor número de vezes possível, e escorre bem a esfregona depois de cada vez que a mergulhas na solução. Deixa o chão secar ao ar, naturalmente.

ANÚNCIO

Limpar chão de linóleo com vinagre. Receita para limpeza de chão com vinagre.

Linóleo

Usa um rácio de 1 chávena (240ml) de vinagre para cada 3.5 litros de água quente para limpares chãos de linóleo. Tal como no método em cima, certifica-te que enxaguas bem a esfregona antes de a passar no chão (espremendo-a umas quantas vezes). O linóleo é um material bastante resistente mas pode ser danificado por humidade em excesso (tal como água parada em cima dele), portanto menos passagens com uma esfregona molhada apenas o suficiente, é recomendado.

No final da passagem da mistura de vinagre e água, podes deixar secar naturalmente, removendo qualquer área com excesso de água usando um pano microfibra.

Como limpar o chão de madeira com vinagre. Receitas de limpeza chão de madeira com vinagre.

Madeira

Mistura ½ chávena de vinagre com 3.5 litros de água quente para criar esta solução de limpeza de vinagre para chãos de madeira. Torce bem a esfregona para que esta fique húmida e não satures os pisos de madeira com humidade, para evitares danos. Tem em mente que esta solução de limpeza com vinagre só deve ser usada em pisos de madeira selados ou pré-fabricados, nunca em madeira encerada ou inacabada. Tal como recomendamos quando falamos de remoção de nódoas, se não tens a certeza se podes usar esta solução de limpeza ou não, o melhor é sempre testar a solução na superfície em questão, mas numa parte discreta e virtualmente invisível, para veres se resulta.

Onde não usar o vinagre

Tão importante como saber onde e como usar, é importante saber em que superfícies não deves usar o vinagre para limpeza.

Superfícies onde não se deve limpar com vinagre

Elas são:

  • Pedra natural
  • Granito
  • Mármore
  • Quartz
  • Pinturas metálicas
  • Similares

A propriedade acídica do vinagre irá marcar estas superfícies.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS