📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Preparar o frigorífico antes de ires de férias

Para ires de férias mais descansada, deixamos-te aqui algumas sugestões de como deixar o frigorífico pronto e seguro enquanto vais de férias.
Preparar o frigorífico para férias é uma boa prática e pode prevenir despesas extra

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Quem não adora a altura das férias? Deixar a pressão do trabalho, visitar novos locais, fazer atividades de lazer, ou simplesmente relaxar – as férias são um momento que ansiamos! Mas, para podermos ir de férias descansados a cem por cento, temos que saber como deixar a nossa casa em ordem.

Já te deixamos algumas dicas sobre segurança doméstica, bem como algumas boas práticas de segurança em casa. Hoje o tópico é a cozinha e mais propriamente o frigorífico. Vejamos então algumas recomendações sobre como preparar o frigorífico antes de ires de férias.

Comida no frigorífico

Antes de saires de casa para férias, certifica-te de que não existe comida no frigorífico que se irá começar a deteriorar em breve. Esta é também uma dica boa para o resto da cozinha e zonas da casa. Restos que possas ter deixado por estares a comer algo noutra divisão, restos na própria cozinha, locais como a cesta do pão, enfim, todos os lugares na tua casa onde saibas que poderás ter comida, passa “uma inspeção” e deita fora – assim evitas chegar e encontrar comida deteriorada.

Prazo de validade

Da mesma forma, tem atenção aos prazos de validade dos alimentos que se encontram no frigorífico. Deves consumi-los antes de saires para férias ou, se não for adequado o consumo, podes dá-los.

Uma limpeza geral

Depois de deitares fora os restos, de te certificares que não há comida que se irá deteriorar em breve e veres os prazos de validade, podes dar uma limpeza geral ao frigorífico e ao congelador. Deixar o frigorífico limpo permite-te certificar de que este estará cem por cento okay antes de ires de férias, eliminando qualquer hipótese de mau cheiro devido a um período de tempo prolongado sem limpeza regular (que é o caso das férias).

Comida no congelador

Uma das coisas que pode acontecer na tua ausência é um corte de energia prolongado. Se isto acontecer, toda a comida que tenhas no congelador irá, obviamente, estragar-se. Para evitares que isto aconteça, tenta não deixar nenhuma comida no congelador, principalmente legumes, peixe ou carne. Assim, os danos serão mínimos no caso de pior cenário.

Preparar o frigorífico para férias é uma boa prática na manutenção do equipamento.
Garantir a manutenção do frigorífico e evitar despesas extra são duas boas razões para preparar o frigorífico antes de ires de férias.

Se o período de ausência for muito longo

Se por outro motivo a ausência for realmente longa (mais de quatro semanas, por exemplo), então aí já poderás necessitar de outras práticas. Vê quais:

  • Esvaziar o frigorífico completamente.
  • Fechar a válvula de água para evitar fugas de água que possam surgir.
  • Limpar o frigorífico a fundo. Com esta limpeza evita-se a acumulação de mofo e bolor.
  • Descongelar o congelador e limpá-lo.
  • Desligar o frigorífico.
  • Limpar qualquer humidade restante dentro e fora.
  • Deixar as portas do frigorífico abertas.

Funcionalidade Modo de Férias

Alguns frigoríficos modernos possuem um Modo de Férias. Este modo ativa um conjunto de funções que são talhadas para longos períodos de férias como, por exemplo, o controlo da temperatura. 

Este modo também é bom para pessoas que vivem sozinhas e viajam muito. Se este for o teu caso, da próxima vez que procurares um frigorífico para comprar, podes verificar se existem modelos com esta funcionalidade ou perguntar por ela.

Para verificares se o teu frigorífico atual possui esta funcionalidade, consulta o manual.

Prevenir é poupar

Preparar o frigorífico antes de ires de férias não é só uma boa prática na manutenção do equipamento, como também contribui para a boa manutenção da casa e ainda evita uma despesa extra que as más práticas podem causar.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que estas dicas te ajudem a ires de férias mais descansada!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS