📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como limpar a sanita: guia completo

Neste artigo vemos em detalhe os passos necessários e os melhores produtos/receitas para limpar a sanita.
Limpar a sanita na casa de banho

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Limpar a sanita é uma tarefa essencial na higiene da casa. Ela é fundamental para um bom ambiente na casa de banho, um local que nos traz muita qualidade de vida no dia a dia, quando está harmonioso.

Sim, nós percebemos, é uma sanita e não é nada divertido limpá-la e o tópico é tudo menos glamoroso. Mas, tal como qualquer tarefa doméstica, limpar a sanita regularmente irá tornar o processo mais rápido e fácil de cada vez que o fazes.

A limpeza da sanita irá eliminar bactérias perigosas e a acumulação de minerais. 

Partes de uma sanita. Nome das partes da sanita. Válvula de enchimento. Bóia de enchimento. Tubo de transbordo. Tanque. Válvula de descarga. Vaso sanitário. Sifão. Alavanca. Assento.
Conhecer as partes de uma sanita ajuda-nos a perceber onde e como limpar.

Produtos que vais precisar para limpar a sanita

Para começar é importante teres todos os materiais que precisas para limpar a sanita.

Vais precisar de:

  • Luvas de borracha
  • Esponja
  • Produto de limpeza de sanita ou vinagre branco
  • Piaçaba
  • Spray desinfetante
  • Pano ou toalha
  • Pedra-pomes
  • Toalhas de papel

Limpar a sanita passo a passo

Segue os passos abaixo para limpar a sanita de forma correta, evitando maus odores e manchas.

Limpar o interior do vaso sanitário e exterior da sanita

  1. Aplica o produto de limpeza. Espalha-o pelo interior da sanita, e deixa-o atuar. Pode usar a técnica de o espalhar colocando à volta da borda interior da sanita. Se usares vinagre em vez de um produto, simplesmente despeja o vinagre na sanita. Com o piaçaba, espalha o produto pelo interior da sanita todo, rapidamente.
  2. Enquanto o produto que acabaste de espalhar faz efeito, borrifa o exterior da sanita com o spray desinfetante. Se o exterior estiver muito sujo, limpa-o primeiro usando as toalhas de papel e no fim coloca-as no lixo.
  3. Depois, limpa o exterior com a esponja. Atenta à base e ao chão à volta da sanita, já que estás com a “mão na massa”. Se a tua sanita tiver tampo removível, remove-o e limpa-o à parte.
  4. Com o exterior da sanita limpo, usa o piaçaba para limpar o vaso sanitário. A pedra-pomes irá servir para remover manchas e marcas como, por exemplo, o anel amarelado que por vezes se forma no limite da água no vaso sanitário.
  5. Usando o piaçaba ou a esponja, não te esqueças de escovar a área de onde a água sai no vaso sanitário, que não está visível.

Limpar a caixa da sanita

É fácil esquecermos a caixa da sanita porque o foco de acumulação de bactérias (bem como o uso) é o vaso sanitário. Mas limpar a caixa também é muito importante para manter a higiene e bom funcionamento da sanita. Se a tua caixa for exterior (ou seja, não embutida na parede) é possível limpá-la usando esta técnica.

ANÚNCIO

Vejamos como limpar a caixa da sanita:

  1. Remove a tampa e dá uma vista de olhos na caixa.
  2. Se vires acumulação de minerais ou sujidade, deita cerca de 900 ml de vinagre branco dentro da caixa. Deixa atuar durante 1 hora.
  3. Depois, desliga a água da sanita e faz uma descarga. Isto vai esvaziar a caixa da sanita.
  4. Com a esponja ou o piaçaba, esfrega o interior da caixa.
  5. Passa água para enxaguar um pouco, e volta a ligar a água da sanita para encher a caixa.

Lê mais: Como limpar o piaçaba

Como tirar o calcário da sanita

O vinagre é excelente para o combate ao calcário. Se a tua sanita tiver acumulado calcário, usa este truque para o remover:

  1. Despeja cerca de dois copos de vinagre branco (ou de limpeza) na sanita. Coloca-o por cima da sujidade. Deixa atuar durante a noite. 
  2. No dia seguinte, basta esfregar bem com o piaçaba.
  3. No final, puxa o autoclismo para remover o excesso. Et voilá!

A acumulação de calcário será mais propícia se não limpares a sanita regularmente. A melhor maneira de combater o calcário é uma limpeza regular, que irá diminuir (em muito) as chances desse acumular de minerais e o aparecimento de manchas e marcas.

Como limpar o fundo da sanita

Já ouviste falar de toilet bombs? Elas são excelentes para remover manchas e para limpar o fundo da sanita. São pequenas “bombas” que atiras para o fundo da sanita, cujo efeito efervescente ao contactar com a água, liberta lentamente uma solução de limpeza que tratará de limpar o fundo da sanita. E a melhor notícia é que as podes fazer em casa, usando ingredientes comuns que, por norma, já temos em casa.

Uma maneira excelente de manter a sanita limpa e fresca!

Lê mais: Como fazer toilet bombs em casa.

Como limpar a sanita com bicarbonato de sódio

O vinagre será bastante eficaz na limpeza da sanita. Mas se ele não chegar para combater as manchas, é possível usar uma pasta de bicarbonato de sódio com água para aplicar na sanita, tal como se aplica um produto de supermercado.

Para fazeres esta pasta, numa taça, coloca água e vai misturando bicarbonato de sódio aos poucos, até se formar uma pasta com alguma consistência, que não seja muito aguada, nem muito espessa.

Não recomendamos misturar o bicarbonato de sódio com vinagre branco (mistura efervescente) cuja reação parece-nos diminuir o efeito tanto de um agente de limpeza como do outro.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS