Como fazer toilet bombs em casa: pastilhas de limpeza DIY

As toilet bombs, em português pastilhas de limpeza de sanita, são pequenos discos (ou outra forma que lhes queiras dar) que fazes com ingredientes de limpeza caseiros, e permitem-te manter a sanita fresca, limpando o fundo e eliminando odores.
Como fazer toilet bombs em casa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Embora não substituam uma limpeza completa e regular, as pastilhas de limpeza são perfeitas para complementar uma limpeza, limpar o fundo da sanita e higienizar a sanita entre limpezas. Elas vão eliminar bactérias e odores, bem como manchas e, se usares óleos essenciais, deixar um aroma fresco na casa de banho. 

Fazê-las não é complicado! Vejamos em baixo como.

O que vais precisar para criar as tuas pastilhas de limpeza

Vejamos então o que vais precisar para criar as pastilhas de limpeza:

Para os produtos de limpeza feitos em casa podes usar água do cano ou água destilada.

A principal razão para usar água destilada é se a tua água de cano tiver uma quantidade grande de minerais. Isto pode fazer com que os produtos deixem “marcas de água” na limpeza, que não ficam bem estéticamente nos itens que limpares.

Passo a passo fazer pastilhas de limpeza DIY

  1. Numa taça, mistura o bicarbonato de sódio e o ácido cítrico.
  2. No borrifador, mistura a água e o óleo essencial.
  3. Borrifa a mistura de água e óleo essencial na mistura de bicarbonato de sódio e ácido cítrico. Faz isto lentamente, pois não podes colocar água em excesso. A mistura de bicarbonato de sódio com ácido cítrico vai efervescer um pouco. Isto não faz mal (se for só mesmo um bocadinho!) mas tem cuidado pois se efervescer demais perde a tua mistura vai perder as qualidades de limpeza. Portanto, adiciona a água muito lentamente (borrifando em pequenas doses) e vai avaliando a textura, vê se não está aguada demais (nem deixes chegar a este ponto).
  4. Mistura tudo até toda a mistura estar húmida. Deve ter a textura semelhante a areia húmida. Se ainda estiver muito seco, adiciona lentamente mais uns sprays de água (lembra-te, tenta evitar ao máximo criar efervescência).
  5. Coloca a mistura no molde de silicone, pressionando para que a mistura se molde bem, e aguarda umas horas.
  6. Remove as pastilhas do molde (que a este ponto estarão bastante duras), e guarda-as num frasco selado.

ANÚNCIO

Como usar as pastilhas de limpeza da sanita

O uso é a melhor parte! Basta simplesmente deitar uma pastilha dentro da sanita, aguardar que a pastilha se dissolva na água, e depois deitar a descarga.

As pastilhas de limpeza limpam mesmo? Como funcionam?

Sim, as pastilhas de limpeza são eficientes na limpeza do vaso sanitário, em especial no fundo do mesmo – manchas, resíduos e sujidade, eliminação de bactérias e odores. Isto deve-se aos seus ingredientes:

  • O bicarbonato de sódio. Ele é um excelente desodorante natural, sendo um agente de limpeza ligeiramente abrasivo.
  • O ácido cítrico. É ele que provoca a efervescência e ajuda a dissolver as manchas e marcas no vaso sanitário.
  • Óleo essencial. Ajuda a eliminar os germes e a deixar o aroma fresco e agradável.

Onde guardar as pastilhas de limpeza

Depois de feitas, podes guardá-las num frasco selado (para não estarem em contacto com o ar e preservarem a sua capacidade de limpeza e aroma fresco). O frasco pode estar ao lado da sanita ou guardado num armário na tua casa de banho, para usares de vez em quando!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS