Como remover nódoas de ameixa

Mostramos-te como remover nódoas de ameixa usando água, sumo de limão e vinagre. Um método caseiro fácil e amigo da carteira.
Remover nódoas de ameixa com água e limão

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Indicações gerais sobre remoção de nódoas

  • Todos os métodos de remoção de nódoas devem ser aplicados antes da lavagem (no caso de tecidos laváveis). Nódoas que tenham sido lavadas e secas são quase impossíveis de remover.
  • Trata da nódoa o mais depressa possível. Quanto mais tempo passar, mais difícil será remover a nódoa.

Ler mais: Guia para remover nódoas

O artigo em cima referido vai dar-te uma boa introdução sobre como melhor atuares no caso de uma nódoa acontecer. Nele analisamos os tecidos/materiais mais comuns, bem como os produtos e métodos mais usados para a remoção de nódoas.

Remover nódoas de ameixa passo a passo

Como sabemos, existe uma grande variedade de produtos tira-nódoas que são eficazes na remoção deste tipo de nódoas. Mas estes produtos podem ser bastante caros, portanto é bom conhecermos uma solução caseira para remover nódoas de ameixa.

Vamos ver passo a passo o que deves fazer.

O que vais precisar:

  • Água fria
  • Limões (para extrair o sumo)
  • Vinagre branco (ou de limpeza)
  • Pano limpo

Passo a passo:

  1. Passa a nódoa abundantemente por água fria, removendo qualquer resto de ameixa.
  2. Após aplicares a água fria, derrama sumo de limão por cima da nódoa. Deixa secar à luz do sol (tem em conta o tecido em questão, pode não ser recomendado). A luz do sol em adição ao sumo de limão criará uma espécie de “lixívia natural”. Caso não consigas colocar ao sol (se, por exemplo, o tecido não o permitir), esfrega bem com um pano limpo.
  3. Repete quantas vezes forem necessárias, e depois lava como normal, num ciclo de água fria.
  4. Se a nódoa de ameixa ainda não tiver saído quando terminares este processo, deixa secar ao natural e depois repete o processo a partir do passo 3. Não coloques no secador a quente se a nódoa não tiver saído, por o calor fará com que a nódoa se entranhe permanentemente.
  5. Se ainda assim não resultar, experimenta o mesmo processo, mas trocando o sumo de limão por vinagre branco (ou de limpeza).

Passos em detalhe para mais informação

Passar o tecido por água fria

Passar a nódoa imediatamente por água é muito importante. Como o pigmento da ameixa é bastante escuro, a nódoa entranha-se rapidamente. Pela mesma razão não deves usar água quente, pois em certos casos pode fazer com que a nódoa se entranhe permanentemente, manchando o tecido, muitas vezes de forma irreversível. Se te sujares com ameixa, a primeira coisa a fazer é molhar a nódoa abundantemente com água fria, até que não existe nenhum resto de ameixa no tecido. 

ANÚNCIO

Usar sumo de limão e as suas propriedades acídicas

Para quebrar a nódoa de ameixa, as propriedades acídicas do sumo de limão são ideias. Depois de aplicares a água fria, como mencionamos em cima, aplica o sumo de limão sobre a nódoa. Para criar um efeito semelhante ao da lixívia, deixa o tecido manchado a secar ao sol. Cuidado com o tipo de tecido, para o mesmo não desbotar. Se não conseguires deixar a secar ao sol, esfrega bem o limão aplicado sobre o tecido, com um pano limpo (ou uma escova suave).

Depois da nódoa estar eliminada, lava como normal, num ciclo de água fria. Lembra-te que a água quente pode fixar a nódoa no tecido de forma irreversível, portanto se a nódoa de ameixa não tiver saído completamente, repete os passos de aplicação de sumo de limão ou vinagre e lavagem a frio, até que saia. Se lavares e a nódoa não sair, deixa secar naturalmente. Não coloques no secador, pois o calor irá fixar a nódoa, tal como referido.

Opcional: Para uma ação mais ativa, adiciona uma chávena de chá de sumo de limão ao detergente da roupa, na máquina de lavar roupa, antes de correres o ciclo.

O vinagre branco para uma ação mais forte

Caso sintas que o sumo de limão não está a resultar na remoção da nódoa de ameixa, utiliza vinagre branco (ou de limpeza), como substituto. Segue os mesmos passos descritos em cima, mas usa vinagre em vez de limão.

Utiliza apenas vinagre branco ou de limpeza, não uses outros tipos de vinagre. Se quiseres saber mais sobre o uso de vinagre na limpeza doméstica, consulta o artigo em baixo.

Lê mais: Vinagre na limpeza doméstica: o que precisas saber

Em suma

  • Como a ameixa é um fruto com um pigmento escuro, a nódoa pode entranhar-se no tecido rapidamente e, por vezes, de forma permanente quando em contacto com água quente.
  • Não uses outros tipos de vinagre. Apenas usa vinagre branco ou vinagre de limpeza.
  • Esfrega bem a área com um pano, repetindo as vezes necessárias até a nódoa de ameixa sair totalmente.
  • Lava o tecido manchado num ciclo de água fria, usando o teu detergente de roupa normal, junto com um chávena de chá de vinagre branco (ou de limpeza).
Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS