Infestações mais comuns na casa: sinais e como acabar

Encontrar um inseto ou roedor na casa nunca é uma experiência agradável! Neste artigo vamos ver quais são as infestações mais comuns que tendem a assolar as casas.
Conhece as infestações mais comuns na casa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Um inseto ou roedor na nossa casa pode ser simplesmente um acaso, mas também pode ser sinal de um problema maior. Enquanto que a maior parte das vezes é algo inofensivo, animais como insetos e roedores podem indicar infestações que colocam a saúde em risco real, tanto das pessoas que habitam a casa, como, por vezes, da infraestrutura da casa em si.

Neste artigo queremos ajudar-te a perceber as infestações mais comuns que poderão aparecer na tua casa, como as identificar e o que podes fazer para as combater. Vamos lá.

Detetar e resolver as infestações mais comuns na casa

Detetar e lidar com infestação de formigas na casa

Formigas

Temos um artigo completo que te ajuda a perceber como acabar com as formigas na casa (focamo-nos na cozinha, mas as dicas servem para a casa toda).

Este é um dos insetos mais comuns que infestam as casas e, apesar de maioritariamente inofensivas, atacam a comida e podem carregar bactérias com elas.

Detetar e lidar com infestação de vespas na casa

Vespas

As vespas são um problema comumente do exterior da casa, mas podem rapidamente tornar-se um problema dentro de casa quando os ninhos estão muito próximos de janelas.

Os maiores ninhos podem conter um número elevadíssimo de vespas, tornando-os assim muito perigosos, principalmente ninhos de espécies de vespas mais agressivas (que atacam mais facilmente). Este documento produzido pela Freguesia de Cantanhede e Pocariça ajuda a perceber os tipos de vespas e as suas características, para que te seja mais fácil identificá-las.

Os ninhos podem ser encontrados em beirais, cavidades nas paredes, árvores, arbustos e até mesmo no subsolo. Se o ninho for pequeno, podes tentar resolver por ti usando um inseticida (em spray, por exemplo) para exterminar as vespas antes de remover o ninho em si. Faz isto de preferência à noite, pois as vespas estarão menos ativas e agressivas. Cuidado ao usar uma lanterna, pois esta irá atrair as vespas a ti no caso de algumas saírem do ninho. Se o ninho tiver uma dimensão considerável, o melhor a fazer é contactar as autoridades competentes (bombeiros, por norma) para que estas tratem do assunto.

Detetar e lidar com infestação de ratos na casa

Ratos

Uma das infestações mais comuns e que apresenta alguns riscos graves é uma infestação de ratos.

Alguns dos sinais comuns que podem indicar uma infestação de ratos são:

  • Barulho. Sons estridentes, agudos, o cão a latir no exterior da casa à noite (a horas e lugares incomuns) e barulhos estranhos vindos do teto? Embora pareça a descrição de um filme de terror, também são tudo coisas que podem indicar a presença de uma infestação de ratos na casa. A intensidade dos barulhos varia conforme a dimensão da infestação (mais barulho quanto maior for a infestação).
  • Pegadas. Talvez tenhas ideia de ouvir cliques de pequenas patas a correr de um lado para o outro. Deixa um pouco de farinha no chão, no local que desconfies onde possam estar a passar ratos, e vai verificando a ver se aparecem marcas de pegadas! É uma boa maneira de te certificares se andam ou não presenças de quatro patas indesejadas pela casa.
  • Roeduras. Perigosas quando em cabos elétricos, pelo risco de incêndio, e também quando as encontramos na comida, pelas doenças. As roeduras são um indicador claro de que um rato andou nas imediações, e pode ser um sinal de uma infestação.
  • Urina, fezes e outros odores fortes. A urina deixa um cheiro forte muito parecido ao amoníaco. As fezes têm um aspeto cilíndrico e escuro, e podem apresentar tamanhos que vão entre 3mm-6mm. Encontram-se, por norma, debaixo dos armários, e outros locais próximos dos ninhos. No caso de ratazanas, as fezes são maiores em dimensão e aparecem, por norma, no exterior, perto do lixo e outros amontoados (de folhas, por exemplo). O odor forte é, muitas vezes, sinal de animais já mortos, em decomposição, atrás de armários e outros locais mais escondidos.

As ratoeiras e produtos comerciais comuns são bastante eficazes no combate à presença de ratos. Como em cima mencionado, se a infestação tiver uma dimensão grande, o melhor é contactar um profissional.

Detetar e lidar com infestação de baratas

Baratas

As baratas encontram-se comumente em casas quentes, cozinhas e cavidades na parede. Saem quando já está escuro, alimenta-se com vários tipos de comidas e é possível que tragam consigo doenças. Inseticidas e iscos são a maneira mais comum e eficaz de lidar com este problema.

É possível matar as baratas com água e sabão. Esta técnica requer borrifar a barata com a mistura, matando-a assim através de uma espécie de afogamento (o sabão entope as entradas para respiração do inseto). Em vez de sabão também é possível usar bicarbonato de sódio.

Detetar e lidar com infestação de pulgas

Pulgas

As pulgas são a infestação mais irritante com que podemos lidar. São pequenas, saltam imenso e multiplicam-se com uma facilidade tremenda. E embora elas prefiram animais, também mordem pessoas!

Livramo-nos desta infestação torna-se assim imperativo, logo no primeiro momento que nos apercebemos que ela existe.

  • Aspirar a casa com um aspirador bem potente é o primeiro passo. Desde colchões, estofos, chãos, qualquer espaço deve ser aspirado com um aspirador onde consigas livrar-te posteriormente do saco do aspirador, sem que este entre em contacto contigo.
  • Máquina de limpeza a vapor. A combinação de calor e sabão é a maior inimiga das pulgas. Concentra-te em limpar a vapor os locais onde os animais de estimação estão mais vezes, mas faz uma limpeza completa a todos os locais da casa.
  • Lava a roupa de cama toda. Com água quente e detergente! Seca com o máximo de calor possível. Se a infestação for severa o suficiente, poderás ter que deitar esta roupa fora e arranjar uma nova.

Lidar com infestações em casa

Usando estas técnicas e dicas poderás conseguir ver-te livre da maior parte das infestações comuns, as de menor dimensão, claro. Caso sintas que não consegues resolver o problema por ti, então é necessária uma intervenção profissional.

É sempre importante prestar atenção aos sinais de que podes estar na presença de uma infestação na tua casa, de forma a evitar problemas maiores. Esperamos que este artigo tenha sido útil!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS