Infestações mais comuns na casa: sinais e como acabar

Encontrar um inseto ou roedor na casa nunca é uma experiência agradável! Neste artigo vamos ver quais são as infestações mais comuns que tendem a assolar as casas.
Conhece as infestações mais comuns na casa

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Um inseto ou roedor na nossa casa pode ser simplesmente um acaso, mas também pode ser sinal de um problema maior. Enquanto que a maior parte das vezes é algo inofensivo, animais como insetos e roedores podem indicar infestações que colocam a saúde em risco real, tanto das pessoas que habitam a casa, como, por vezes, da infraestrutura da casa em si.

Neste artigo queremos ajudar-te a perceber as infestações mais comuns que poderão aparecer na tua casa, como as identificar e o que podes fazer para as combater. Vamos lá.

Detetar e resolver as infestações mais comuns na casa

Detetar e lidar com infestação de formigas na casa

Formigas

Temos um artigo completo que te ajuda a perceber como acabar com as formigas na casa (focamo-nos na cozinha, mas as dicas servem para a casa toda).

Este é um dos insetos mais comuns que infestam as casas e, apesar de maioritariamente inofensivas, atacam a comida e podem carregar bactérias com elas.

Detetar e lidar com infestação de vespas na casa

Vespas

As vespas são um problema comumente do exterior da casa, mas podem rapidamente tornar-se um problema dentro de casa quando os ninhos estão muito próximos de janelas.

Os maiores ninhos podem conter um número elevadíssimo de vespas, tornando-os assim muito perigosos, principalmente ninhos de espécies de vespas mais agressivas (que atacam mais facilmente). Este documento produzido pela Freguesia de Cantanhede e Pocariça ajuda a perceber os tipos de vespas e as suas características, para que te seja mais fácil identificá-las.

Os ninhos podem ser encontrados em beirais, cavidades nas paredes, árvores, arbustos e até mesmo no subsolo. Se o ninho for pequeno, podes tentar resolver por ti usando um inseticida (em spray, por exemplo) para exterminar as vespas antes de remover o ninho em si. Faz isto de preferência à noite, pois as vespas estarão menos ativas e agressivas. Cuidado ao usar uma lanterna, pois esta irá atrair as vespas a ti no caso de algumas saírem do ninho. Se o ninho tiver uma dimensão considerável, o melhor a fazer é contactar as autoridades competentes (bombeiros, por norma) para que estas tratem do assunto.

Detetar e lidar com infestação de ratos na casa

Ratos

Uma das infestações mais comuns e que apresenta alguns riscos graves é uma infestação de ratos.

Alguns dos sinais comuns que podem indicar uma infestação de ratos são:

  • Barulho. Sons estridentes, agudos, o cão a latir no exterior da casa à noite (a horas e lugares incomuns) e barulhos estranhos vindos do teto? Embora pareça a descrição de um filme de terror, também são tudo coisas que podem indicar a presença de uma infestação de ratos na casa. A intensidade dos barulhos varia conforme a dimensão da infestação (mais barulho quanto maior for a infestação).
  • Pegadas. Talvez tenhas ideia de ouvir cliques de pequenas patas a correr de um lado para o outro. Deixa um pouco de farinha no chão, no local que desconfies onde possam estar a passar ratos, e vai verificando a ver se aparecem marcas de pegadas! É uma boa maneira de te certificares se andam ou não presenças de quatro patas indesejadas pela casa.
  • Roeduras. Perigosas quando em cabos elétricos, pelo risco de incêndio, e também quando as encontramos na comida, pelas doenças. As roeduras são um indicador claro de que um rato andou nas imediações, e pode ser um sinal de uma infestação.
  • Urina, fezes e outros odores fortes. A urina deixa um cheiro forte muito parecido ao amoníaco. As fezes têm um aspeto cilíndrico e escuro, e podem apresentar tamanhos que vão entre 3mm-6mm. Encontram-se, por norma, debaixo dos armários, e outros locais próximos dos ninhos. No caso de ratazanas, as fezes são maiores em dimensão e aparecem, por norma, no exterior, perto do lixo e outros amontoados (de folhas, por exemplo). O odor forte é, muitas vezes, sinal de animais já mortos, em decomposição, atrás de armários e outros locais mais escondidos.

As ratoeiras e produtos comerciais comuns são bastante eficazes no combate à presença de ratos. Como em cima mencionado, se a infestação tiver uma dimensão grande, o melhor é contactar um profissional.

Detetar e lidar com infestação de baratas

Baratas

As baratas encontram-se comumente em casas quentes, cozinhas e cavidades na parede. Saem quando já está escuro, alimenta-se com vários tipos de comidas e é possível que tragam consigo doenças. Inseticidas e iscos são a maneira mais comum e eficaz de lidar com este problema.

É possível matar as baratas com água e sabão. Esta técnica requer borrifar a barata com a mistura, matando-a assim através de uma espécie de afogamento (o sabão entope as entradas para respiração do inseto). Em vez de sabão também é possível usar bicarbonato de sódio.

Detetar e lidar com infestação de pulgas

Pulgas

As pulgas são a infestação mais irritante com que podemos lidar. São pequenas, saltam imenso e multiplicam-se com uma facilidade tremenda. E embora elas prefiram animais, também mordem pessoas!

Livramo-nos desta infestação torna-se assim imperativo, logo no primeiro momento que nos apercebemos que ela existe.

  • Aspirar a casa com um aspirador bem potente é o primeiro passo. Desde colchões, estofos, chãos, qualquer espaço deve ser aspirado com um aspirador onde consigas livrar-te posteriormente do saco do aspirador, sem que este entre em contacto contigo.
  • Máquina de limpeza a vapor. A combinação de calor e sabão é a maior inimiga das pulgas. Concentra-te em limpar a vapor os locais onde os animais de estimação estão mais vezes, mas faz uma limpeza completa a todos os locais da casa.
  • Lava a roupa de cama toda. Com água quente e detergente! Seca com o máximo de calor possível. Se a infestação for severa o suficiente, poderás ter que deitar esta roupa fora e arranjar uma nova.

Lidar com infestações em casa

Usando estas técnicas e dicas poderás conseguir ver-te livre da maior parte das infestações comuns, as de menor dimensão, claro. Caso sintas que não consegues resolver o problema por ti, então é necessária uma intervenção profissional.

É sempre importante prestar atenção aos sinais de que podes estar na presença de uma infestação na tua casa, de forma a evitar problemas maiores. Esperamos que este artigo tenha sido útil!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS