📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Limpar a tostadeira (ou sanduicheira) com vinagre

Limpar a tostadeira garante tostas e sanduíches com o melhor sabor possível! Vê como neste método simples de dois passos.
Como limpar a tostadeira com vinagre

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Quão importante é a limpeza dos eletrodomésticos e pequenos equipamentos na nossa casa? Ela garante o bom funcionamento e longevidade dos mesmos, com melhores resultados na conclusão das tarefas domésticas e poupança na carteira.

Assim, é natural que a limpeza da tostadeira (ou sanduicheira) no final do seu uso também seja um passo importante na manutenção deste equipamento e na higiene da tua cozinha. Migalhas, queijo e outros ingredientes gordurosos (principalmente os que derretem com o calor) comumente se colam à superfície da tostadeira, deixando-a suja e libertando odores na cozinha.

Hoje vemos como limpar a tostadeira em dois passos simples, usando vinagre.

Com que frequência devo limpar a tostadeira?

O uso da tostadeira é comum, e podes escolher limpá-la conforme o uso que lhe fores dando. Se a usas todos os dias, e se ela acumula restos de alimentos todos os dias, então uma limpeza diária (no final de cada uso em que ela se sujou) é recomendada. Se a usares menos vezes, limparás menos vezes.

Podes avaliar de uso a uso. Sempre que o uso da tostadeira faz com que ela se suje com gordura e migalhas, limpa-a para garantires uma boa higiene.

Como limpar a tostadeira com vinagre

Agora que vimos porque é importante limpar a tostadeira, vamos ver passo a passo como a limpar usando ingredientes de limpeza caseiros, tal como o vinagre (branco ou de limpeza).

Usar produtos naturais é uma maneira segura de limpar a tostadeira. Assim, certificas-te que não existe mesmo nenhum químico artificial na superfície da tostadeira, que está em direto contacto com os alimentos.

O principal foco desta tarefa é remover os alimentos que se colam à superfície da tostadeira, bem como as migalhas, e deixá-la limpa e pronta para o próximo uso, na preparação de tostas ou sanduíches fantásticas! Pode parecer uma tarefa pequena, mas uma cozinha limpa requer pequenas tarefas constantes que, no fundo, são boas práticas na gestão doméstica. Elas acumulam-se!

O que vais precisar:

  • Pano limpo
  • Vinagre branco ou de limpeza
  • Água
  • Esponja

Preparar a solução para limpeza

Para criar esta solução, mistura:

  • 150ml de água (equivalente a dez colheres de sopa)
  • 1 colher de sopa de vinagre

Passa 1. Aproveitar o calor do equipamento para soltar a gordura

Se o alimento/gordura estiver preso/a à superfície da tostadeira (como acontece, comumente, com o queijo), liga a torradeira por cerca de 15-20 segundos (o mínimo suficiente) para o calor que a tostadeira emite derreter estas gorduras, e ser mais fácil limpar. 

Atenta para não deixares aquecer demasiado, não deves limpar a tostadeira com ela demasiado quente. Desliga a máquina no fim deste passo. Podes também retirar a ficha da tomada para maior segurança (obrigatório para desligar a tostadeira, se esta não tiver botão de ligar/desligar).

Passo 2. Limpar com a solução de vinagre

Se ainda não tiveres a mistura pronta, prepara-a agora. A mistura são 150ml de água com 1 colher de sopa de vinagre.

Com a mistura pronta, aplica-a sobre a superfície da tostadeira. Deixa atuar.

No final, esfrega com uma esponja até removeres a sujidade e gordura todas. Seca bem no fim, com um pano limpo, e está feito!

ANÚNCIO

Limpar a tostadeira com bicarbonato de sódio

Para uma limpeza completa, podes recorrer ao mágico bicarbonato de sódio. Sabemos bem o quão útil ele é na limpeza doméstica e aqui está ele novamente, pronto para te ajudar em mais uma tarefa!

A famosa pasta de limpeza feita de bicarbonato de sódio e água pode ser usada para limpar a superfície da tostadeira.

Para fazeres a pasta de bicarbonato de sódio:

  • Numa taça (ou outro recipiente) junta bicarbonato de sódio com água até formar uma pasta com alguma consistência (nem muito grossa, nem muito líquida). Podes começar por colocar o bicarbonato de sódio na taça, e ir cuidadosamente juntando água até sentires que a pasta está com a consistência pretendida.

Primeiro, segue o método de limpeza com vinagre em cima mencionado. Depois, com a pasta feita, aplica-a sobre a superfície da tostadeira. Podes fazê-lo com uma esponja ou um pano limpo. Passa um pano limpo no final para remover qualquer excesso.

Limpar a tostadeira é fundamental para a preparação de tostas e sanduíches saborosas!
Limpar a tostadeira é fundamental para a preparação de tostas e sanduíches saborosas!

Cuidados a ter ao limpar a tostadeira

Até as limpezas mais simples requerem alguns cuidados para estimarmos bem os nossos eletrodomésticos. Assim garantimos que não criamos maus hábitos na cozinha. Vejamos então que cuidados a ter:

  • Tem cuidado com a esponja ou pano que usares para limpar a superfície da tostadeira. Não uses nenhuma esponja de aço ou outro material abrasivo, pois irás arranhar a superfície da tostadeira. A superfície danificada é também perigosa para a saúde, pois coisas como arranhões tornam-se difíceis de limpar e acumulam muitas bactérias com o uso.
  • Não limpes a tostadeira enquanto ela está quente. Aguarda que ela arrefeça ou, no caso do método em cima, com o mínimo de calor possível (pois precisas de usar o calor para a limpeza).
  • Não limpes a tostadeira com ela ligada.
  • Desliga a tostadeira da ficha para maior segurança ao limpares.
Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS