Aprende a eliminar maus cheiros do tanque da sanita

A causa de mau cheiro na casa de banho pode vir do tanque da sanita. Aprende a limpar o tanque da sanita facilmente com este método.
Limpar tanque sanita

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

A maior parte dos maus odores numa casa de banho são bastante óbvios, dada a natureza deste espaço. Estes maus cheiros, por norma, são muito simples de eliminar, com desodorizadores e aromatizadores.

Mas, de vez em quando, surge um mau cheiro misterioso que persiste mesmo depois de tentarmos todos os métodos de limpeza de casa de banho mais comuns. O vaso sanitário está limpo. O chuveiro está limpo. De onde vem o mau cheiro na minha casa de banho?

Esta pode ser uma altura para verificar o tanque da sanita.

A maior parte das vezes é fácil esquecermo-nos de limpar o tanque da sanita, principalmente se ele for embutido.

Limpar o tanque da sanita não é difícil. A maior parte das pessoas limpa-o despejando lixívia dentro dele, mas, ao longo do tempo, este método pode danificar certas peças do tanque.

Limpa o tanque da sanita para perceberes se é de lá que o mau cheiro na tua casa de banho vem.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Infografia explicativa dos diferentes componentes de uma sanita com vista interior para o tanque da sanita
Conhecer as partes de uma sanita ajuda-nos a perceber onde e como limpar.

Como limpar o tanque da sanita

Num qualquer supermercado, basta percorrer o corredor com produtos de limpeza para encontrarmos várias opções de remoção de odores. A limpeza do tanque da sanita é muito simples, basta usar deitar um pouco de lixívia dentro dele (um método fácil se o tanque for embutido), mas, como vimos, este método pode desgastar as peças de borracha do sistema de descarga, com o tempo e uso frequente, danificando-o e causando mais problemas – o que é, no mínimo, desnecessário!

Com isto em mente, recomendamos que limpes o tanque da sanita usando um vinagre branco (ou vinagre de limpeza), detergente líquido ou bicarbonato de sódio.

Segue este passo a passo para limpar o tanque da sanita

O que vais precisar:

  • Toalha
  • Solução de limpeza
  • Esfregão cumprido (ou piaçaba)
  • Luvas de borracha (aquelas de limpeza)
  • Detergente líquido
  • Vinagre branco
  • Bicarbonato de sódio

Passo a passo:

  1. Remove a tampa do tanque e coloca-a em cima de uma toalha, para não sujar o chão da casa de banho.
  2. Remove a maior parte da água e deixa só apenas um pouco no fim do tanque.
  3. Adiciona a solução de limpeza ao tanque: três ou quatros colheres de sopa de detergente líquido, 250ml de vinagre branco ou de bicarbonato de sódio. Mistura a solução (a água, com detergente e vinagre ou bicarbonato de sódio) usando o esfregão ou piaçaba.
  4. Esfrega o interior do tanque com esta mistura de água e a solução de limpeza que escolheres.
  5. Deixa atuar durante umas horas.
  6. Esfrega um pouco mais. A limpeza estará completa neste passo.
  7. Enche o tanque novamente, e deita a descarga algumas vezes até a solução de limpeza sair. Volta a colocar a tampa.

Por esta altura, e com o processo completo, acreditamos que o mau cheiro terá desaparecido por completo.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Dicas para remover mau cheiro da sanita

O problema do mau cheiro pode ter várias causas, e deves ter em consideração os seguintes aspetos também:

Mofo/bolor

É possível que se forme mofo/bolor dentro do tanque. Se assim acontecer, limpa o tanque imediatamente, tomando atenção para o remover por completo.

Usar lixívia

A lixívia é, de certa forma, um último recurso. A causa do cheiro pode não ficar resolvida com agentes de limpeza menos agressivos, como os recomendados em cima. Se assim acontecer, usa uma solução de água e lixívia. Mistura 1 parte de lixívia por cada 10 partes de água. Começa com esta receita base e aumenta as partes de lixívia se vires que é realmente necessário. Lembra-te do efeito nefasto que a lixívia pode ter nas partes de borracha do teu sistema de descarga.

Protege-te sempre

Lembra-te de que deves sempre respeitar a segurança na limpeza doméstica, usando luvas e proteção ocular sempre que limpas com lixívia ou outros químicos/produtos abrasivos. Para além das luvas e óculos de proteção, deixa uma corrente de ar na divisão onde estás a usar o produto (janela aberta ou ventoinha). Nunca mistures múltiplos químicos no mesmo recipiente.

Problemas com água do poço

A tua água vem do poço? Se sentires um cheiro semelhante a enxofre vindo do tanque da sanita, ele pode ser sinal da presença de certas bactérias na tua água do poço. Este problema pode ser resolvido, basta entrares em contacto com a autoridade local responsável pelas águas. Podes encontrar online mais informações sobre análise de águas, tal como aqui.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Perguntas frequentes sobre limpeza do tanque da sanita

O que usar para remover cheiros do tanque da sanita?

Vinagre branco (ou de limpeza) e bicarbonato de sódio em partes iguais é uma maneira amiga da carteira de tirares o mau cheiro do tanque da sanita. Coloca-os no tanque, mistura-os e usa o piaçaba para esfregar o tanque da sanita. Deixa atuar durante algumas horas, esfrega novamente e deita a descarga. Estes ingredientes irão remover a acumulação de minerais, bem como aplicar um efeito desodorizante.

O que causa ferrugem no tanque da sanita?

A ferrugem no tanque da sanita é causada por água com dureza elevada que se evapora, deixando para trás resíduos como cálcio e ferro. Uma boa forma de remover a ferrugem é usando lixívia.

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Posso usar detergente lava-roupa e amaciador para limpar o tanque da sanita?

Não recomendamos, pois estes dois produtos poderão ser excessivamente corrosivos para a canalização (com uso regular). Usa vinagre branco (ou de limpeza) e bicarbonato de sódio.

O mofo/bolor no tanque da sanita é perigoso?

Mais de 12 tipos de mofo/bolor diferentes podem aparecer nas nossas casas. Alguns são mais perigosos do que outros, por isso isto depende do tipo de mofo/bolor que aparecer no teu tanque da sanita. De qualquer forma, usa a combinação de vinagre branco (ou de limpeza) e bicarbonato de sódio para tirares o mofo do tanque da sanita.

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS