📣 Novidade! Agora somos Pinhos Armazém Agrícola. Alguns artigos poderão ser reencaminhados para o novo website

Como limpar a banheira

Limpar a banheira é simples usando bicarbonato de sódio e um esponja. Vamos ver como.
Como limpar a banheira

ARTIGO CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO

Na Casa

Artigo pela Equipa Na Casa | Website

«A tua casa merece». Esta pequena frase representa bem a nossa missão. O objetivo principal do Na Casa é dar-te o conhecimento necessário para cuidares da tua casa, para que esta se torne mais tua – mais pessoal, mais próxima de ti e mais fácil de gerir.

Como costumamos dizer, ignorar uma tarefa é torná-la mais difícil de fazer no futuro. Limpar a banheira não é exceção, por isso não devemos evitar limpá-la com alguma regularidade. Uma limpeza regular da banheira pode tornar uma tarefa semianual de 1 horas numa tarefa simples de 10 minutos todos os meses. A limpeza da banheira também é um fator importante na sua manutenção, bem como a sensação geral de limpeza da casa de banho.

Materiais que vais precisar para limpar a banheira

Uma tarefa é sempre melhor concretizada quando nos preparamos. Parte crucial da preparação é ter os materiais que precisamos à mão, quando precisamos deles no momento da limpeza.

Vais precisar dos seguintes materiais para deixar a tua banheira a brilhar:

  • Balde limpo
  • Líquido lava-loiça
  • Esfregão
  • Pano ou toalha limpos
  • Esponja (a clássica parte verde/parte amarela)
  • Bicarbonato de sódio
  • Produto de limpeza de banheira/casa de banho (opcional)
  • Produto de limpeza de aço inoxidável (opcional)
  • Borrifador
  • Lixívia (se a banheira tiver mofo/muita sujidade)

8 passos fáceis para limpar a banheira

  1. Enche um balde com água quente e despeja a água na banheira.
  2. Espalha bicarbonato de sódio pela superfície de toda a banheira. Se a banheira estiver muito suja, usa um produto de limpeza específico em vez de bicarbonato de sódio.
  3. Enche o balde com cerca de dois litros de água quente e duas colheres de sopa de líquido lava-loiça.
  4. Usa o lado de esfregar da esponja, mais duro, para esfregar a superfície da banheira, com a solução que tens no balde.
  5. Usa o balde para ires molhando a esponja, colocando a água com líquido lava-loiça diretamente na banheira.
  6. Para banheiras especialmente sujas, aplica o bicarbonato de sódio direto na esponja.
  7. Quando sentires que a parte de esfregar está completa, passa água pela banheira toda para remover os produtos de limpeza (podes usar o chuveiro da própria banheira, se ela o tiver).
  8. Limpa as partes de inox da banheira conforme recomendado (vê: como limpar aço inoxidável). Neste caso, podes simplificar e passar um pano limpo com um água ensaboada.
Uma banheira limpa para um banho prazeroso.
Uma banheira limpa é obrigatória para um banho relaxante!

Limpar a banheira a fundo

Se a tua banheira tem mofo/bolor e uma sujidade excessiva acumulada, vais precisar de algo mais potente para a lavar. (Vê aqui como evitar humidade na casa de banho).

O processo de limpeza pode começar aplicando um produto à base de lixívia, ou misturando num borrifador água quente e quatro colheres de chá de lixívia.

Como fazer:

  1. Borrifa a mistura de água e lixívia criada nas áreas da banheira que apresentam sujidade e mofo.
  2. Deixa a solução atuar durante algum tempo.
  3. Enquanto a solução atua, espalha bicarbonato de sódio pela banheira toda.
  4. Começa a limpeza no passo três apresentado anteriormente neste artigo.

Como vimos em cima, uma limpeza regular faz com que evites a necessidade de uma limpeza a fundo. A limpeza frequente é mais leve e evita trabalhos mais pesados. Esta regra aplica-se à limpeza da casa em geral.

ANÚNCIO

Dicas úteis para limpar a banheira

  • Se limpares os azulejos ao mesmo tempo, deixa a banheira para último.
  • Mantém o ralo limpo de cabelos com um apanhador de cabelos que instalas facilmente no ralo.
  • A pasta de bicarbonato de sódio e água é ideal para remover manchas da superfície da banheira. Aplica a pasta na mancha e deixar atuar durante algumas horas. Depois, remove a pasta.
  • Caso passes muito tempo de joelhos a limpar, usa uma toalha para almofadar o chão e não provocares um excesso de pressão nos joelhos.
  • O cano da banheira está entupido? Vê aqui como desentupir canos de esgoto. Deita quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio juntas com 400ml de vinagre pelo ralo e depois água a ferver! Resulta bem nos entupimentos mais comuns.

A organização é uma parte fundamental das limpezas. O agregar de várias tarefas semelhantes, que usem os mesmos produtos, facilita a gestão das limpezas e a execução das mesmas. Limpar a banheira é um tarefa que podes incluir durante a tua limpeza da casa de banho. Embora a limpeza da casa de banho seja mais regular, podes incluir a limpeza da banheira nela pontualmente, sendo que uma vez por mês é o mais recomendável. Sabemos que a frequência de limpeza está diretamente ligada à frequência do uso. A regularidade com que limpas a banheira depende se a usas muito ou pouco.

Limpa a casa de banho

Se gostaste do nosso artigo sobre a limpeza da banheira, não vais querer perder os nossos artigos sobre como limpar a casa de banho e como desentupir o chuveiro. Vê também a nossa lista dos melhores produtos para limpar o wc!

Este artigo foi útil?
SimNão

ANÚNCIOS

Últimos artigos

Partilha este artigo

📧 Subscreve a nossa newsletter

Uma gestão doméstica mais fácil com estas dicas gratuitas na tua caixa de e-mail. Sem spam!

ANÚNCIOS

Categorias:

Mais artigos

ANÚNCIOS